Hidrocefalia
NeuroSpine Instituto de Neurocirurgia
Hidrocefalia
NeuroSpine Instituto de Neurocirurgia
O que é a Hidrocefalia?
A hidrocefalia é caracterizada pelo acúmulo de líquido no crânio. Esse líquido se chama liquor e é produzido naturalmente de forma contínua com uma taxa de produção de 20ml/hora. Esse liquor circula pelo sistema ventricular e subaracnóideo, e depois é reabsorvido.
A hidrocefalia ocorre quando há um problema na produção e/ou na circulação e/ou na absorção, podendo ocorrer um acúmulo do líquor. Esse acúmulo pode gerar uma hipertensão intracraniana levando a lesões cerebrais e impactos neurológicos no paciente.
Tipos de Hidrocefalia
Quando ocorre algum problema nessas etapas do liquor (produção, circulação ou reabsorção), poderá se formar a hidrocefalia
Dessa forma, a partir da origem do problema, pode-se analisar qual o tipo de hidrocefalia. Por exemplo:
- Hidrocefalia comunicante
- Hidrocefalia obstrutiva (não comunicante).
Também podemos classificar a hidrocefalia quanto a causa, podendo ser:
- Congênitas
- Secundárias:
- Sangramentos intraventriculares
- Tumores cerebrais
- Traumas
- Infecções
- Doenças inflamatórias e vasculares
Quais os sinais e sintomas da hidrocefalia?
Em crianças menores de 2 anos, normalmente um dos principais sintomas é a ‘cabeça grande’ conhecido como macrocrania ou macrocefalia. Outros sinais são a fontanela (‘moleira’) abaulada e tensa. Além disso, devemos observar se há atraso no desenvolvimento da criança, se há estrabismo convergente tipo ‘olhar do sol poente’ (olhos para o meio e para baixo).
Em crianças maiores pode-se observar uma cefaleia (dor de cabeça) refratária, intensa, sendo pior no período da manhã logo após despertar. Podemos ter também vômitos frequentes, estrabismo novo, desequilíbrio na marcha (‘anda caindo’), piora no desempenho escolar, dentre
A hidrocefalia tem cura?
A Hidrocefalia tem tratamento e controle. O importante é identificar os sinais e sintomas dessa patologia e partir disso procurar ajuda médica. O quanto antes a hidrocefalia é identificada e tratada, menor serão os riscos de danos neurológicos.
A principal cirurgia para hidrocefalia é a DVP (derivação ventrículo peritoneal) também conhecida como ‘válvula’. Consiste em drenar o líquor da cabeça para a barriga, na cavidade abdominal. O tema DVP será tratada mais detalhadamente em outro texto. (link – depois associar com o texto referente)
Outra cirurgia utilizada é Terceiro ventriculostomia Endoscópica. Ela é indicada nas hidrocefalias obstrutivas, sendo uma boa opção em alguns casos devido a possibilidade de não necessitar do uso da DVP/válvula. Esse tema também será mais bem abordado em outro texto. (link – depois associar com o texto referente)
Neurocirurgiões Especializados
e Experientes
- Geral
- Oncológica
- Funcional
- Vascular
- Pediátrica
- Coluna
Neurospine atua nos melhores hospitais do DF
Clínica Legalizada
NeuroSpine CRM 2745-DF
RT Dr. Diovanni de Paula Ferreira
CRM/DF 16164

Localização
SGAN 607 , Ed. Brasília Medical Center – Salas 211 e 212
Asa Norte, Via L2 Norte – Brasília – DF
(61) 3445-1177
Títulos de Especialistas e Sociedades

Clínica Legalizada
NeuroSpine CRM 2745-DF

RT: Dr. Diovanni de Paula Ferreira
CRM/DF 16164

Localização
SGAN 607 , Ed. Brasília Medical Center – Salas 211 e 212
Asa Norte, Via L2 Norte – Brasília – DF
(61) 3445-1177